Seguindo com as atividades de preparação para o Campeonato Piauiense 2013, o Piauí realizou mais um treino coletivo na noite desta quinta-feira (10), no Estádio Albertão. O curioso é que os reservas venceram por 2 a 0, o que na visão do treinador Fernando Tonet, embora possa preocupar pelo desempenho dos titulares, também mostra que o elenco do time é equilibrado.
A realização do coletivo, na visão de Tonet, serve para estudar melhor o desempenho dos atletas dentro de campo após os trabalhos que são feitos durantes os treinos. A escolha do Albertão também foi estratégica.
- Aqui nós temos um campo em boa qualidade, e além disso está sendo especulado que as primeiras rodadas do campeonato podem acontecer aqui também, então é melhor os jogadores irem já se adaptando.
Tonet montou o time no 4-4-2, esquema que ele considera mais adequado para explorar as características dos jogadores do Piauí. Defendendo a meta do time titular foi escalado o jovem Lucas. Neto, embora tenha status de time titular, foi para o time reserva, onde teoricamente teria mais trabalho.
Além de Lucas, o time titular iniciou com Rafael e Werton na zaga; Emerson na lateral direita; Jorginho na lateral esquerda; Diego e Vitor de volantes; Cláudio Júnior e Jeová de meias; e Fabiano e Boiadeiro no ataque. O time reserva, além de Neto no gol, entrou em campo com Thiago e Keiton na zaga; Maxuel na lateral direita; Nathan na lateral esquerda; Binha e Zé Ribas de volantes; Darley e Gutierrez no meio e Girlan e Phabollo no ataque.
A ideia de Tonet de que Neto seria mais testado no time reserva não se concretizou. Os titulares não se impuseram no jogo, e viram seus possíveis suplentes jogando melhor, a ponto de entrarem o intervalo após o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, gol de Girlan. Observando as carências da equipe, o treinador fez algumas mudanças. Thiago, Binha, Darley e Girlan ganharam vaga no time titular, no lugar de Rafael, Diego, Jeová e Fabiano, respectivamente. Outros jogadores, que não participaram da primeira etapa, também foram entrando no decorrer do treino.
As mudanças surtiram um pequeno efeito e o time titular começou a criar mais jogadas de perigo. A melhora no desempenho, no entanto, não foi suficiente, e os reservas ainda marcaram mais um gol no final do treino, com Phabollo. Para Tonet, a vitória dos reservas passa um recado.
- Preocupa um pouco porque o time titular não rendeu, mas é bom porque mostra que eu não tenho só um time, tenho um elenco. Preocupante mesmo seria se os titulares ganhassem de 4 ou 5 a 0, pois isso ia mostrar que os reservas são muito fracos.
Para o treinador, algumas coisas ainda precisam ser trabalhadas nesse período para que o time desenvolva mais as suas qualidades.
- Tem muita coisa ainda para arrumar, principalmente na questão tática. Quando deixo os jogadores soltos, eles rendem um pouco mais, mas não guardam posição. Quando eu cobro o posicionamento, ainda ficam meio perdidos.
O próximo teste para o Piauí acontecerá na tarde de sábado (12), no Centro de Treinamento do clube. Será realizado um jogo-treino contra um time amador do bairro Deus Quer, zona Sudeste de Teresina. O Enxuga Rato ainda deve ter mais um amistoso antes da estreia no Campeonato Piauiense, que acontece no dia 26 de janeiro, contra o 4 de Julho, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.
reportagem de globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário